terça-feira, 19 de abril de 2011

Acesso à banda larga cresce 51,5% no Brasil em um ano

No primeiro trimestre de 2011, o número de acessos à internet em banda larga (fixa e móvel) no Brasil, contabilizado pelas prestadoras de serviços de telecom, atingiu 38,5 milhões de unidades, o que representa um avanço de 51,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado faz parte de um levantamento divulgado nesta terça-feira, 19/4, pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Segundo a entidade, o maior crescimento, de 77,7%, foi contabilizado nos acessos à banda larga móvel, que passou de 13,7 milhões para cerca de 24,4 milhões em 12 meses. Com isso, essa modalidade ultrapassou a banda larga fixa, que atingiu aproximadamente 14 milhões de usuários nos três primeiros meses de 2011, com acréscimo de 20,5% em relação a março do último ano.

A Telebrasil aponta que, com esses números, o Brasil já ocupa a oitava posição no mercado mundial de banda larga móvel e o nono lugar em acesso fixo à internet em alta velocidade.

Sobre o perfil dos usuários de banda larga, 80% das conexões no Brasil são residenciais. Como reflexo, 79% dos domicílios que têm computador já navegam na internet em alta velocidade.

Por outro lado, o estudo mostra que começa a existir um crescimento no volume de conexões acima de 2Mbps, que já representam 20% dos acessos. Enquanto tende a existir um declínio nos serviços inferiores a 1Mbps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário