terça-feira, 19 de abril de 2011

Jogar videogame faz indivíduo comer mais. Estudo revela o motivo

Um estudo canadense chegou a uma nova pista do motivo de tanta obesidade no país. De acordo com o site National Post, os videogames não são apenas a causa do sedentarismo, mas também incentivam os jogadores a comer mais, mesmo quando não estão com fome.  

Os estudantes que fizeram parte da pesquisa passaram por dois testes. No primeiro eles ficaram uma hora sentados em uma cadeira confortável, e no outro ficaram jogando videogame por uma hora. Após o jogo, eles consumiram, em média, 30 calorias a mais no almoço.   

Pode não parecer um dado muito alarmante, mas ao comer somente essas calorias adicionais por dia, o jovem já pode adquirir 25 quilos extras em dez anos, segundo o médico que liderou a pesquisa. "Jogar videogame é um cenário pior do que simplesmente ser sedentário", disse o fisioterapeuta do Hospital Infantil de Ontario, no Canadá. "Quando jogamos videogame queimamos algumas calorias, mas também comemos mais", completa.

No entanto, os testes de sangue feitos para analisar os níveis de hormônio de apetite dos 22 jovens que participaram do estudo não mostraram nenhuma evidência de que os jogos dão mais fome. Os pesquisadores acreditam que a tensão mental durante os jogos clama por algum tipo de comestível como forma de recompensa para o organismo. Comidas com elevado teor de açúcar e gordura são especialmente eficazes para satisfazer este impulso. Além disso, o médico responsável também acredita que o ganho de calorias deve ser ainda maior, já que frequentemente os jovens têm o costume de comer besteiras enquanto jogam.

A pesquisa entra em uma questão não compreendida sobre o ganho do peso. Segundo o presidente dos estudos de obesidade da Universidade de Alberta, o exercício é saudável por muitas razões, mas faz pouco para reduzir quilos extras. Para isso, é preciso limitar a ingestão de alimentos também. "Existe uma ideia errada de que somente as pessoas que são fisicamente inativas são obesas e não queimam calorias. Mas os canadenses não estão engordando só porque são preguiçosos, mas porque estão estressados, estão trabalhando demais e nunca desligam",  explica o doutor.  

A ideia é que a mesma pesquisa seja feita com a nova geração de videogames como o Wii, que exigem esforço físico dos jogadores. Cerca de 17% das crianças canadenses estão com sobrepeso e 9% com obesidade, segundo estatísticas do estudo. O maior problema é que as crianças passam, em média, oito horas em atividade sedentária, quatro vezes mais do que a quantidade recomendada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário